Quando o descontentamento com algo da casa surge ou uma ideia de reforma ou construção, pode ser que a primeira dúvida significativa seja sobre qual o melhor profissional para contratar. Então vou te ajudar a entender melhor como designer de interiores, engenheiro civil e arquiteto atuam.
O designer de interiores é um profissional que estuda a parte interna dos ambientes em todas as suas peculiaridades: cores, texturas, materiais. Sua formação não permite que seja o responsável por alterações estruturais em um ambiente, ou seja, se responsabilize por aumentar o vão de uma porta ou derrubar uma parede. Assim, se você tem certeza de que não precisa de nenhuma alteração desse tipo, ele pode atender sua demanda. Em outros casos, pode atuar junto com o arquiteto ou engenheiro civil.
O engenheiro civil é um profissional com uma formação bem ampla, que extrapola o âmbito da casa. Ele se aprofunda em questões como estrutura de grandes obras, como portos, aeroportos, barragens, construção de estradas, além de um grande conhecimento sobre topografia, solos, projetos hidráulicos e elétricos. Embora esteja colocada como uma atribuição legal de sua profissão, o engenheiro civil não possui na faculdade uma grande gama de disciplinas que estudem sobre o projeto do ponto de vista do bem-estar do usuário, como é o caso do designer de interiores e do arquiteto. Sua formação abrange muito mais a possibilidade de execução dos projetos. Particularmente, sempre indico que um engenheiro civil faça os projetos estrutural, elétrico e hidráulico de casas novas ou reformas amplas.
O arquiteto é o profissional que em sua formação estuda o ambiente construído em todas as suas etapas, sempre com o usuário como foco. Sem querer ser imparcial, mas já sendo um pouco (natural, já que foi minha formação), em todos os semestres do curso de arquitetura, é discutido algum tipo de projeto e os demais conhecimentos vão sendo agregados a ele. Ou seja, estruturas, iluminação, conforto ambiental e acústico ou o próprio conceito de arquitetura de interiores. O projeto, em tantas instâncias pensado dessa forma é o que diferencia o curso de arquitetura. Ao contrário do que muita gente pensa, o arquiteto também pode se responsabilizar pelo projeto estrutural, elétrico e hidráulico de projetos de menor porte (como um sobrado, por exemplo), além de poder ser o responsável pela administração da obra.
Por isso, a meu ver, quando você pensa em construir uma casa nova, por exemplo, o profissional mais indicado é o arquiteto. Ele vai conseguir fazer o seu projeto já pensando em como os espaços serão utilizados. Contudo, alguns arquitetos não atuam diretamente com os projetos de interiores, bem como não é muito comum ver arquitetos que se dediquem aos cálculos estruturais ou elétrico e hidráulico. Não por falta de formação, mas por falta de contato profissional mesmo.